O que acontece nas 4 primeiras semanas de gestação?

Mais um ciclo menstrual está para acontecer, mais uma vez o seu corpo se prepara para uma possível gravidez. Um dos seus óvulos amadurece e é lançado no tubo uterino que liga o ovário ao útero. O óvulo maduro vive entre 12 a 24 horas. Se não for fecundado, morre e é removido na próxima menstruação.

Durante a segunda semana, ocorre a fecundação do óvulo, cerca de um dia após a fertilização, os núcleos do óvulo e do espermatozóide fundem-se e dão origem a uma nova vida. Os espermatozóides sobem pela trompa de falópio para alcançar o óvulo maduro. No momento em que o espermatozóide penetra o óvulo, fertiliza-o. No final desta semana, você está oficialmente grávida, e neste momento o sexo do seu bebé já está definido.

A terceira semana é bem importante pois é quando acontece a concepção dos conjuntos de células para o embrião. As células da cabeça e da cauda fundem-se completamente e o cérebro começa a se formar. No final desta semana, o blastócito – conjunto de células com a informação genética dos pais com diferentes funções entre si – fixa-se firmemente na parede uterina e passa a embrião.

blog nasce primeiras semanas de gestação

Cerca de 24 horas após a fecundação, o óvulo viaja em direção ao útero, onde se irá fixar, se divide e subdivide, se transformando num conjunto de células com diferentes funções entre si. É neste período que a mãe começa a sentir alguns dos desconfortos e sintomas da gravidez.

Na quarta semana, esperamos que a mãe já tenha percebido algumas diferenças em seu organismo. É neste período que o disco embrionário, conjunto de células resultante da fusão dos núcleos do óvulo e do espermatozóide, continua a se desenvolver.

Ao longo destas primeiras semanas as células do embrião dão origem aos diferentes órgãos e tecidos do corpo.

As três camadas de células germinativas são desenvolvidas e começam a se distinguir:  

Ectoderme:  células que dão origem ao cérebro, sistema nervoso, pele e cabelo;

Mesoderme: células que dão origem ao esqueleto, músculos, sistema circulatório e rins;

Endoderme: células que dão origem ao trato intestinal, pulmões e outros órgãos internos.

O corpo da mãe também se desenvolve rápido para receber o bebê, é neste período que podemos acompanhar o surgimento da placenta, da cavidade amniótica, do saco vitelino primitivo e do tampão mucoso.

A produção de progesterona está no auge, estimulando a mucosa uterina para fornecer fluído nutritivo ao óvulo.

 

Mais semanas vem por aí! 🙂

O que você acha disso?