Grávida pode viajar de avião?

Estamos chegando no verão, aquela maravilhosa temporada de férias, onde podemos aproveitar o tempo livre e viajar. Agora vem a duvida: grávida pode andar de avião?



Para esta pergunta não existe uma resposta universal, cada caso é um caso, e deve, antes de tudo, ter a liberação do seu obstetra. Normalmente, em casos em que a gestante não tenha complicação médica (sangramentos, diabetes e pressão alta) ou histórico de partos prematuros, não há problemas em realizar a viagem.

O segundo trimestre da gestação é o período mais aconselhável para realizar a viagem, já que os órgãos do bebê estão mais desenvolvidos e não sofrerá com as mudanças de pressão. A partir da 36ª semana, a gestante só poderá embarcar com a presença de um médico obstetra.

É importante a gestante estar ciente de que cada companhia aérea tem uma política. Entre em contato com as companhias e saiba quais suportes eles disponibilizam para as gestantes e quais são as restrições e documentação necessária, já que na hora da compra de sua passagem nem sempre é perguntado/informado que se trata de uma gestante, assim, na hora do embarque eles poderão solicitar alguns documentos, como atestado médico da gestante e cartão pré-natal.

Dica para as gestantes:

  • Em voos mais longos, é importante a gestante beber bastante líquido e se movimentar bastante, abuse das idas ao banheiro. A falta de movimentação pode prejudicar a saúde, pois aumenta as chances de trombose.

 

  • Use meia compressora, ela ajuda a manter a circulação normal.

 

  • Use roupas leves e confortáveis.

 

  • Escolha assentos perto das asas, onde a estabilidade do avião é maior, evitando, assim, possíveis enjoos.

 

  • Escolha a poltrona do corredor, assim facilita as idas ao banheiro e sua movimentação, para evitar inchaços e câimbras.

 

  • Evite os destinos mais afastados (passeios na mata, trilhas, desertos), em caso de uma emergência médica é importante ter para onde ir o mais rápido possível.

 

  • Faça o seguro viagem, ele pode ser extremamente útil em caso de emergência médica.
Anúncios

Sobre helenalegunes

Mestranda em Informática na Educação pelo IFRS, formada em Marketing pelo SENAC RS e com pós-graduação em Marketing Digital pela ESPM, tem experiência em coordenar materiais gráficos, eventos e produção de conteúdo. Antenada no mundo digital, curte o movimento que o uso das redes sociais digitais provocam no comportamento das pessoas. Acredita no amor e nas pessoas!

O que você acha disso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: