Exames: Translucência nucal

Translucência nucal é um exame, realizado através do ultrassom morfológico. Seu principal objetivo é ajudar a detectar o risco de síndrome de Down e outras anomalias cromossômicas, além de problemas cardíacos.

Neste exame precisa ser feito entre 11 e 14 semanas de gravidez, pois a partir de 14 semanas não dá mais para fazer o exame, isso porque o espaço deixa de ser transparente na imagem do ultrassom.

Um espaço específico na nuca do bebê é medido, assim bebês que tenham alguma anomalia tendem a acumular mais líquido nessa região da nuca, por isso uma medida acima da média normal é considerada um possível indicador de algum problema.

Translucência-nucal-exame-sindrome-de-down-nasce-porto-alegre-gestante

Durante o mesmo exame, também se verifica a presença do osso nasal. A ausência desse osso pode ser mais um indicador de anormalidade.

Às vezes, o resultado da medida da translucência nucal é combinado com o resultado de um exame de sangue feito na mãe, gerando uma avaliação do risco da presença de alguma síndrome cromossômica.

Lembre-se! 

O exame de translucência nucal não é um diagnóstico, ele apenas dá indicações da possibilidade da presença de alguma síndrome ou malformação. Outras investigações serão feitas pelo seu médico com base no resultado dos exames.

Anúncios

O que você acha disso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Escreva seu endereço de email para receber atualizações.

Junte-se a 1.171 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: