Produção do leite materno

Os seios dão o primeiro alerta da gravidez, eles ficam mais sensíveis, inchados e com mamilos mais escuros e aréolas maiores. Porém, as maiores transformações estão acontecendo dentro do seu seio, quando a placenta em desenvolvimento estimula a liberação dos hormônios estrogênio e progesterona, os quais, por sua vez, deflagram o complexo sistema biológico que torna a lactação possível.

capturar

Na hora do parto, o tecido glandular de suas mamas já dobrou de tamanho, por isso o aumento considerável dos seios. Isso porque em meio às células adiposas e ao tecido glandular localiza-se uma rede de canais, chamados ductos. Os hormônios da gravidez fazem com que esses ductos aumentem de quantidade e tamanho e se dividam em canais menores perto da região peitoral. Na extremidade de cada um deles há uma aglomeração de pequenos sacos, semelhante a um cacho de uvas, conhecidos como alvéolos.

São dentro dos alvéolos que o  leite é produzido, estes são rodeados por diminutos músculos que pressionam as glândulas e empurram o leite para os ductos.

O sistema de distribuição do leite fica completamente pronto já no segundo trimestre de gravidez, para que a mulher possa amamentar o bebê mesmo que ele seja prematuro.

Após 48 horas depois do parto, a produção de leite é intensificada, este período é conhecido como lactogênese. Isso acontece porque após a retirada da placenta, os níveis dos hormônios estrogênio e progesterona começam a declinar. É neste momento que o hormônio prolactina, é liberado, sinalizando ao organismo da mãe que é hora de produzir bastante leite.

Anúncios

O que você acha disso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Escreva seu endereço de email para receber atualizações.

Junte-se a 1.175 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: