Técnica para se comunicar melhor com seu filho

Você já ouviu falar da “Escuta Ativa”. Uma técnica já conhecida, mas bastante debatida nas últimas semanas após um vídeo ter se tornado viral nas redes sociais. As imagens mostram a rainha Elizabeth II chamando atenção do neto, príncipe William, durante o desfile aéreo da RAF (Royal Air force), realizado na passagem dos 90 anos da monarca, em junho deste ano.

03-blog

William estava de cócoras, conversando com seu filho, príncipe George. Olhando-o nos olhos respondia a todas as suas perguntas sobre as acrobacias dos aviões, um jeito respeitoso de tratar a criança para que se sentisse realmente ouvida. O príncipe já foi flagrado em outras situações utilizando a mesma técnica de comunicação com o primogênito.

A Escuta Ativa começou a ser estudada em 1957, pelos psicólogos norte-americanos Carl Rogers e Richard E. Farson. Nos anos seguintes, o psicólogo Thomas Gordon escreveu o manual para aplicá-lo: Parent Effectiveness Training (técnicas eficazes para os pais). Mais do que uma técnica para ser aplicada com seu filho, a Escuta Ativa deve ser uma postura para a vida, uma forma correta de escutar as pessoas e nos colocarmos em seu lugar. Para uma criança, a prova mais evidente de que estamos escutando-a é o contato visual. Para isso, é preciso se colocar à altura de seus olhos, fazendo com que ela se sinta mais próxima, calma e serena.

Anúncios

O que você acha disso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Escreva seu endereço de email para receber atualizações.

Junte-se a 1.171 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: