A primeira avaliação do recém-nascido

Tão logo o bebê nasce, já passa por uma bateria de exames importantes, que vão determinar os principais cuidados que deverão ser tomados com a criança. Essa série de testes resulta em um número, chamado índice de Apgar, sendo 10 o valor máximo que pode ser atribuído. Este procedimento passou a ser rotineiro após os partos desde que a anestesiologista Virginia Apgar o desenvolveu, em 1952.

04 - blog

O principal objetivo é avaliar as condições de adaptação do recém-nascido fora da barriga da mãe. São observados cinco sinais vitais no primeiro, no quinto e no décimo minuto de vida. Cada sinal tem uma pontuação de 0 a 2, de acordo com as condições observadas. São eles: cor da pele, frequência cardíaca, frequência respiratória, resposta reflexa a estímulos e tónus muscular. Bebês saudáveis, que nascem sem sinais de asfixia, apresentam valores entre 7 e 10.

É importante lembrar que o índice de Apgar é usado mais como um parâmetro e não como uma definição de prognóstico. Isso significa que, se o bebê tiver um Apgar baixo, não necessariamente terá problemas futuros ou vice-versa. Você pode perguntar ao médico na sala de parto qual foi a nota do seu bebê. Normalmente, uma pontuação baixa no primeiro minuto evolui para uma pontuação normal aos cinco minutos, já que a criança se recupera rápido do estresse do parto. Portanto, não se desespere e, em caso de dúvidas, converse com o seu médico.

Anúncios

O que você acha disso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Escreva seu endereço de email para receber atualizações.

Junte-se a 1.171 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: