Gestantes só poderão optar por cesáreas após a 39ª semana de gravidez

O Conselho Federal de Medicina divulgou na semana passada uma resolução que proíbe a realização de partos cesáreos agendados antes da 39ª semana de gravidez. Na prática, a mãe não poderá mais optar pela cesariana antes de completar o marco, que antes era entre a 37ª e a 42ª semana, onde os bebês já eram considerados maduros. Ela ainda deverá assinar um termo “de consentimento livre e esclarecido” elaborado pelo médico que vai registrar formalmente a decisão.

01 - blog

Um levantamento feito em 2013 pelo IBGE mostra que mais da metade das cesarianas realizadas no Brasil são agendadas previamente pelos médicos. Os dados ainda revelam que, fora do Sistema Único de Saúde, a proporção chega a 84%.

A mudança, que já está em vigor, leva em conta estudos publicados pelo Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas. Os dados mostraram que é a partir da 39ª semana que se inicia um período da gestação chamado “a termo”, isto é, não prematura. É entre 37ª e 39ª semanas que o bebê passa pela fase crucial no desenvolvimento do cérebro, dos pulmões e do fígado.

Caso você já tenha agendado de maneira eletiva a cesariana, procure seu médico e converse sobre esta determinação. Se o parto está marcado para antes da 39ª semana, sem nenhuma indicação médica para a interrupção da gravidez, a data precisará ser revista.

Confira a entrevista do Dr. Gustavo Steibel, membro da diretoria da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Rio Grande do Sul e médico obstetra do Nasce, no Jornal do Almoço (RBS TV) do dia 23 de junho:

 

partos

Anúncios

O que você acha disso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Escreva seu endereço de email para receber atualizações.

Junte-se a 1.175 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: