Chás que gestantes devem evitar

Quando você engravida já sabe que terá restrições a uma série de alimentos e também medicamentos. Alguns remédios possuem substâncias que podem ser prejudiciais à saúde da mãe e do bebê, assim como alguns alimentos. O mesmo acontece com os produtos de origem vegetal.

13 - blog

As mães mais antigas geralmente aconselham a não consumir nada com canela, principalmente o chá, pois o efeito pode ser abortivo. Mito? Em parte. A canela pode provocar constrição sanguínea e contração dos músculos do útero. Claro que tudo é uma questão de controlar o excesso, não significa que a gestante não poderá comer, alguma vez durante a gravidez, uma banana com canela, por exemplo. Mas não é só esta especiaria que deve ser evitada, o uso pouco cuidadoso de plantas medicinais pode causar intoxicações, diminuir a quantidade de leite e até mesmo aborto.

Confira outros chás que devem ser evitados:

  • Hortelã – diminui a produção de leite, evitar também durante a amamentação;
  • Boldo – possui efeitos tóxicos devido à presença do ascaridol, que pode causar abortos. Obs: outros chás que também são abortivos: chá de arruda, cipó-mil-homens, erva-de-bicho, buchinha do norte, confrei, espirradeira, melão-de-são-caetano, erva-de-santa-maria, pinhão-de-purga ou pinhão-paraguaio, poejo e losna;
  • Chá preto, verde, branco, mate e banchá – aceleram o metabolismo e podem causar mal-estar e palpitações cardíacas.

Contudo, alguns chás são superindicados para gestantes. Chás de camomila, erva-cidreira e capim-limão promovem uma sensação de relaxamento para mãe e bebê. Também o chá de erva-doce, que aumenta a produção de leite. Mas tome cuidado, mesmo sendo ervas naturais é importante consultar o seu obstetra ou o nutricionista para saber se você não possui nenhuma outra restrição.

Anúncios

O que você acha disso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Escreva seu endereço de email para receber atualizações.

Junte-se a 1.177 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: