O que é a doença “mão-pé-boca”?

Em março deste ano, escolas de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, tiveram que suspender as aulas em decorrência do surto de uma doença pouco conhecida, mas com grande incidência entre crianças menores de 5 anos.

blog1

O nome diz exatamente do que se trata, a doença “mão-pé-boca” causa lesões nos pés, mãos e interior da garganta. A síndrome é causada por um enterovírus, o vírus Coxsackie, e transmitida de pessoa para pessoa através de secreções. Além das lesões, pode vir acompanhada de febre e dor. A “mão-pé-boca” aumenta sua incidência no outono-inverno, por conta da imunidade ser mais baixa nesse período do ano.

01 - foto

Não há vacina contra o vírus Coxsackie, causador da síndrome, por isso, a prevenção se dá com a higienização correta. Quando se trata de crianças a dificuldade para mantê-las sempre com as mãos limpas é maior, por isso é importante também promover uma higienização completa dos ambientes por onde elas circulam.

O tratamento é feito a partir dos sintomas. São receitados remédios para febre e dor. No caso da falta de apetite, recomenda-se alimentos mais pastosos para ajudar a evitar o desconforto.

Anúncios

O que você acha disso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Escreva seu endereço de email para receber atualizações.

Junte-se a 1.171 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: