Gravidez psicológica

A pseudociese, também conhecida como gravidez psicológica, representa a influência das emoções da mulher no seu aparelho reprodutor.


Ela é rara, está mais ou menos como 1 para cada 22.000 mulheres grávidas, porém, não podemos descartar a sua existência. Visto que muitas vezes a vontade e a ansiedade de ser mãe, aliadas à pressão do companheiro ou da família, podem ajudar para que a mulher sinta os sintomas como uma gravidez de verdade.

quarta 27

Quando se dá a pseudogravidez, a mulher está convicta que está grávida e manifesta os sintomas associados a uma gravidez real: ausência de menstruação, náuseas, pigmentação cutânea, aumento do volume abdominal ou dos seios, entre outros.

Depois de identificar a gravidez psicológica é necessário mostrar para a mulher que as alterações no organismo foram criados pela sua mente. Entretanto, nem sempre isso é o suficiente para convencer a mulher, pois seu corpo “mostra” que ela está grávida. Por isso, se faz necessário um acompanhamento psicológico psiquiátrico para sustentar a questão da fragilidade psíquica desta mulher. A psicoterapia é o tratamento mais indicado neste caso por ser tratar de uma manifestação psicológica.

 

Para evitar passar por esse tipo de situação, que não deve ser constrangedora, mas sim observada e tratada, é importante que a mulher procure apoio psicológico no momento do planejamento da gravidez ou das tentativas malsucedidas, ou ainda, se tiver medo da gravidez.  

 

Anúncios

O que você acha disso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Escreva seu endereço de email para receber atualizações.

Junte-se a 1.175 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: