Depressão Pré-natal

Menos comentada do que a depressão pós-parto, a depressão pré-parto faz parte da realidade de 10% das gestantes brasileiras, segundo o estudo do Coren – Conselho Regional de Enfermagem.

Sabemos que a gravidez possui sintomas que incomodam a maioria das mulheres, cansaço e sensibilidades são alguns deles, mas mesmo assim as gestantes estão felizes por estarem gerando o seu filho. Durante a gravidez é normal que a mulher sinta altos e baixos em seu emocional. As alterações hormonais misturam sentimentos de alegria, medo e ansiedade, o que de resulta na sensação de desequilíbrio emocional.

link

Os sintomas desta doença são parecidos com os sintomas dos demais tipos de depressão, inclusive a depressão pós-parto: tristeza profunda, irritabilidade, desânimo, falta de energia, movimentos e pensamento lento, alterações no senso de humor, alterações no sono, falta de apetite. A depressão pré-natal é tão grave quanto os outros tipos de depressão e que, se não for tratada como deve, pode trazer sérios problemas para a mãe e para o bebê. Quando a mulher não tem uma alimentação equilibrada, repouso e momentos de relaxamento, podem surgir riscos para a criança, como desidratação, baixo peso e prematuridade. Além disso, a mãe que passa por essa depressão não estimula o bebê, o que pode afetar seu desenvolvimento neuropsicomotor e futuramente gerar problemas de relacionamento e de aprendizado.

Compartilhe todos os dias os seus sentimentos e preocupações com o seu companheiro ou pessoa de confiança. Além disso, procure o seu médico para contar sobre tudo aquilo que possa estar causando ansiedade.

Você pode escrever em um diário os momentos mais felizes da sua gravidez e reler os textos  sempre que se sentir mais “pra baixo”.

 

Anúncios

O que você acha disso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Escreva seu endereço de email para receber atualizações.

Junte-se a 1.178 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: