Chupar o dedo é prejudicial para o bebê?

O ato de chupar o dedo é algo que acontece antes do bebê nascer. Você já deve ter visto em alguma ecografia a cena do bebê com o dedo na boca. Chupar os dedos tranquiliza e acalma os bebês e, por isso, pode ser tão difícil perder esse hábito.

Chupar o dedo é prejudicial para o bebê  nasce porto alegre

Além disso, a sucção é muito importante para as crianças até dois anos de idade. O bebê suga não apenas para matar a fome, mas também para saciar sua vontade de sugar.

Até surgirem os primeiros dentes, não há motivo para grande preocupação com este hábito, apenas verifique se as mãos do bebê estão limpas. Afinal, os pequenos começam a conhecer o mundo pela boca e além da mão, tudo o que pegarem levarão à boca, por isso, atenção redobrada.

 

A sucção do dedo pode levar a algumas alterações da arcada dentária como a mordida aberta, cruzada ou profunda, dependendo da posição em que o dedo é levado à boca, da força durante a sucção, ou da posição da mandíbula durante a sucção. A respiração do bebê também pode ficar comprometida, uma vez que a criança acaba respirando pela boca, pois deixam a musculatura oral flácida. Este ato pode ocasionar roncos ou baba enquanto dormem, bruxismo, respiração e mastigação ruidosas, entre outros sintomas que devem ser monitorados.

 

Para evitar o hábito de chupar o dedo, além do aleitamento materno, a mãe precisará de muita paciência, sempre tentando distraí-lo oferecendo mordedores para que eles esqueçam deste costume. Se o hábito já for vicioso, consulte um profissional como fonoaudiólogo, dentista ou psicólogo para ajudar nessa prática tão prejudicial.

Anúncios

O que você acha disso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Escreva seu endereço de email para receber atualizações.

Junte-se a 1.175 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: