Posso tomar vinho amamentando?

As temperaturas mais baixas que chegam com o inverno podem fazer com que você sinta mais vontade de tomar uma taça de vinho.

A
ingestão de vinho durante a gestação e na amamentação é um tema controverso, e gera muitas discussões no meio acadêmico e científico. Alguns especialistas acreditam que faz bem e outros abominam a prática. Porém, assim como nos cuidados com a gestação, as bebidas alcoólicas devem ser evitadas também na amamentação.

amamentando vinho

Mesmo que o vinho seja uma bebida funcional, que possui diversas substâncias benéficas para o organismo ao ser consumido em quantidade adequada. Ele também possui álcool em sua composição, que, depois de ingerido, altera o sangue e o leite, geralmente por mais de uma a uma hora e meia depois do último drinque, embora esse tempo varie de pessoa para pessoa.

Um gole de cerveja ou de vinho de vez em quando não parece fazer mal ao bebê, ou interferir na produção do leite a longo prazo. Pesquisas já mostraram, no entanto, que o álcool afeta a fome e o sono dos bebês. O grande consumo de álcool também pode deixar a criança mole ou sonolenta, algo que interfere em sua capacidade de sucção. Nos bebês que sofrem de refluxo, pode aumentar o risco de regurgitação.

 

E se eu beber um copo em alguma comemoração?

Espere pelo menos duas horas por drinque consumido (150 ml de vinho ou uma lata de cerveja) antes de amamentar, para dar a chance de o álcool se diluir. O melhor a fazer é beber bastante água nesse intervalo, para evitar a desidratação. Vale a pena também comer antes ou durante o consumo de uma bebida, assim, diminui a quantidade de álcool no seu sangue e no leite.

Outra opção é calcular para tomar a bebida logo depois de dar de mamar ou durante uma das sonecas mais longas do bebê. Para não correr riscos, é sempre possível tirar o leite materno antes de beber e guardá-lo para dar depois na mamadeira ou no copinho.

 

Anúncios

O que você acha disso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Escreva seu endereço de email para receber atualizações.

Junte-se a 1.177 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: