Atento aos sinais de um bebê prematuro

Os bebês prematuros se comunicam através de atitudes simples, como a respiração e o choro. É preciso estar atento e tentar entender o que está acontecendo para poder ajudá-lo.

Atento aos sinais de um bebê prematuro nasce mother care

Veja alguns sintomas:

A respiração normal de um bebê deve se situar entre as 30 e 40 respirações por minuto, ser regular e tranquila. No início, o bebê internado pode respirar através de um ventilador. Às vezes o seu peito treme discretamente impulsionado pelo ar que é vibrado pelo ventilador. Por cima deste movimento ritmado e artificial, o bebê apresenta movimentos torácicos inspiratórios e expiratórios. À medida que ele vai ficando mais forte irá respirar de forma independente e adquirir um padrão mais regular e eficaz. Por vezes, podem surgir alterações na profundidade das inspirações e no ritmo e revelar intranquilidade, cansaço ou ainda que está acordado.

Quando a respiração é mais acelerada, o bebê pode estar tentando compensar alterações fisiológicas dos níveis de gases sanguíneos, ou então pode surgir como resposta ao estresse ou ao desconforto. Quando lenta, o bebê pode estar cansado ou necessitar de ajustes nos parâmetros do ventilador. A apneia da prematuridade é uma condição fisiológica comum em prematuros com menos de 32 semanas de idade gestacional, em que o bebê faz pausas prolongadas (mais de 20 segundos) na respiração. Deve-se à imaturidade do sistema nervoso central, sobretudo do centro respiratório.

Os recém-nascidos tendem a ter uma coloração mais avermelhada. Por vezes surgem áreas de pele mais pálida como a volta do nariz ou orelhas, ou um tom azulado em torno dos olhos ou boca.

O feto apresenta muitos movimentos importantes para o desenvolvimento, estica as pernas e os braços de encontro às paredes uterinas, leva as mãos à face e pode cruzar os dedos. Alguns destes movimentos parecem acalmar o bebê prematuro.


É importante estar atento às posições que revelam tensão como arqueamento das costas, os braços e pernas esticados para longe do corpo, ou, se, pelo contrário, estiver deitado no leito sem energia. Estas posições podem sugerir que o bebê está desconfortável, com dor, ou que quer mudar de posição.

As expressões faciais do bebê também podem nos dizer muito do que ele sente. Se as bochechas estão caídas, com a boca aberta e o queixo caído, isso poderá significar que está cansado. As caretas e o choramingar revelam desconforto. A expressão descontraída, parecendo que o rosto se ilumina ou parecendo atento, indica que ele está gostando da companhia. Se franzir a testa e arquear as sobrancelhas, ele está definitivamente interessado na sua voz e quer se comunicar.

É importante saber reconhecer o estado de alerta para que sejam respeitados, sobretudo, os seus momentos de repouso, ou a sua necessidade de repousar quando começa a ficar irrequieto, irritado ou, então, mostrar sinais de cansaço e distanciamento.

O feto dorme a maior parte do tempo enquanto está dentro do útero materno, por issoé importante deixar o prematuro dormir o máximo possível. O sono profundo é importante para o crescimento do bebê e o seu restabelecimento.

Anúncios

O que você acha disso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Escreva seu endereço de email para receber atualizações.

Junte-se a 1.177 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: