Por que os bebês sentem sono ao mamar?

Listamos algumas explicações para você entender porque o ato de mamar acalma e faz com que os bebês sintam sono.

mmm

1 – Ocitocina e endorfina

A amamentação causa liberação de ocitocina e endorfina tanto na mãe quanto no bebê; essas duas substâncias são hormônios que provocam sono e sensação de bem-estar. São as mesmas substâncias liberadas durante um orgasmo. Por conta destes hormônios, às vezes a própria mãe acaba dormindo durante a mamada.

2 – O aconchego do peito facilita o sono

Normalmente as mães escolhem um local mais silencioso e tranquilo para facilitar a amamentação. Este cenário contribui para que o bebê fique mais sonolento.

3 – O hábito

Após dormir repetidas vezes durante a mamada, o bebê adquire o hábito de dormir no peito. É o que se chama de associação clássica que, nesse caso, muitas vezes o bebê nem sequer chega a sugar e já dormiu. O ideal é que o bebê seja retirado do peito ao fim de cada mamada, para evitar a criação do hábito de dormir no seio.

4 – “Sono Reparador”

Logo após o nascimento, o bebê está em um estado consciente e alerta que dura cerca de seis horas. Esse é o período ideal para iniciar a amamentação. Passadas estas 6 horas, o recém-nascido entra em uma fase de sonolência intensa chamada de “sono reparador” que dura cerca de quatro dias. Nesta fase, o bebê quase só dorme.

5 – Mãe toma remédio que dá sono

Tudo o que você toma e come é passado para o bebê através do leite materno. Cuide as medicações que você vai tomar para dormir.

6 – Bebê prematuro dorme mais

Acredita-se que prematuros tenham mais dificuldade em se adaptar aos horários de sono do que os bebês nascidos a termo; por isso, tornam-se mais sonolentos.

Anúncios

O que você acha disso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: