Como sei quando é o meu período fértil?

A ovulação é o processo em que o folículo do ovário é rompido, liberando um óvulo maduro que viaja pela trompa em direção ao útero. Neste período, o organismo se prepara para uma possível gravidez. Por isso, a parede uterina fica mais espessa e coberta com uma mucosa protetora, o endométrio. Se não é fecundado pelo espermatozoide, o óvulo se degenera e, depois de alguns dias, é descartado na menstruação junto com a mucosa da parede uterina.

período fertil

Os dias que antecedem o processo de ovulação, bem como os que seguem, são o período fértil da mulher. No entanto, este intervalo de tempo é muito difícil de determinar, uma vez que sua duração depende de algumas variáveis. A primeira delas é o tempo de sobrevivência do óvulo no organismo feminino, que geralmente é de 24 horas, mas pode variar de mulher para mulher de 12 a 72 horas.

A segunda dificuldade é descobrir o dia exato em que acontece a ovulação. Normalmente, ele ocorre 14 dias antes da vinda da menstruação, mas essa data também não é precisa, uma vez que o ciclo menstrual pode ser afetado por inúmeros fatores, como o estresse, por exemplo.

Por conta de todos esses fatores, o período determinado como fértil abrange uma “margem de erro” de três dias antes da provável data de ovulação e terminando quatro dias depois.

Anúncios

O que você acha disso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Escreva seu endereço de email para receber atualizações.

Junte-se a 1.175 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: