Conjuntivite em recém-nascidos

O problema aparece quando o contágio nos olhos do bebê ocorre durante o parto. A mamãe pode estar contaminada por bactérias ou vírus em sua flora vaginal e isso pode ocasionar na transmissão da doença para a criança.


O tipo mais grave de conjuntivite é a causada pela bactéria da gonorreia. A mamãe que não fez um bom pré-natal e estava contaminada durante o parto com esse tipo de bactéria, pode infectar o bebê. A conjuntivite causada por essa bactéria manifesta-se nos primeiros dias de vida de forma mais severa, com inchaço, vermelhidão e irritação das pálpebras e conjuntivas, parte branca dos olhos, gerando secreção de pus intensa. Se não tratada adequadamente, esse tipo de conjuntivite pode fazer ulcerações na córnea e comprometer a visão da criança permanentemente.

O tipo de conjuntivite mais comum é causado pela bactéria clamídia e aparece entre o 5º e 14º dia de vida do bebê. Os sintomas são os mesmos da conjuntivite causada pela bactéria da gonorreia.
Conjuntivite em recém-nascido nasce

Caso um adulto, próximo ao bebê estiver com conjuntivite viral, peça para que ele repouse e consuma vitamina C, como suco de acerola e laranja.

Quando houver conjuntivite no bebê, isole-o para que não transmita para outras crianças e não piore a infecção. Troque a fronha e lençol todos os dias para evitar retransmissão e antes de manusear o bebê, lave bem as mãos. Não deixe de consultar o pediatra que orientará a mamãe quanto aos procedimentos para a cura da oftalmia neonatal. E mesmo que a conjuntivite do bebê melhore, continue o tratamento até a data orientada pelo médico.

Anúncios

O que você acha disso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Escreva seu endereço de email para receber atualizações.

Junte-se a 1.175 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: