O que é pré-eclâmpsia?

Tratada por muitas gestantes como apenas uma pressão alta durante a gravidez, a pré-eclâmpsia é um problema muito mais grave. Esse fenômeno, exclusivo da gravidez, se dá pelo aumento da pressão arterial e pode provocar edema cerebral, convulsão e levar a mulher ao coma. Mas calma! Se descoberta a tempo, ela pode ser controlada e é possível ter um final feliz para a mãe e para o bebê.

A pré-eclâmpsia costuma se manifestar a partir da 20ª semana de gestação e também tem como principal característica a pressão arterial elevada, acompanhada de inchaço e de outros sintomas, entre eles dor de cabeça. Como consequência, o fluxo de sangue para o bebê fica comprometido. Assim, a criança recebe alimento insuficiente e tem seu crescimento prejudicado, ficando mais frágil.

blog pré-eclâmpsia

Recentemente chegou ao Brasil um exame chamado PlGF (Placental Grown Factor, ou fator de crescimento placentário), lançado na Europa no fim do ano passado, que promete prever o risco de pré-eclâmpsia muito antes dos primeiros sintomas surgirem. O método de avaliação é complexo, mas a realização do teste, para a mãe, é simples. Basta coletar sangue entre a 9ª e a 14ª semana de gestação.

Quando a pressão alta é diagnosticada, o próprio obstetra pode tratá-la. Casos leves são controlados com repouso, baixa ingestão de sal e de calorias, anti-hipertensivos e visitas frequentes ao médico, de acordo com a necessidade. Os quadros mais intensos, além de tudo isso, necessitam de internação para um acompanhamento rigoroso. Se a situação estiver estabilizada, a gestação segue normalmente.

Anúncios

O que você acha disso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Escreva seu endereço de email para receber atualizações.

Junte-se a 1.181 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: