Doação de óvulos: entenda como funciona

A doação ocorre quando uma mulher cede seu óvulo para que ele seja fecundado e transplantado para o útero de outra mulher. No Brasil, a lei estipula que essa doação seja anônima e a mãe dessa criança será considerada a mulher que o carregou no seu ventre, e não a que forneceu o óvulo.

doação de óvulos nasce

Primeiro é preciso fazer a seleção da doadora, porém, no Brasil não há um banco de óvulos congelados para doação. Apenas algumas clínicas mantêm os óvulos que possam ter restado de algum tratamento. Geralmente, as candidatas à doação de óvulos são jovens que se voluntariam a realizar o procedimento para ajudar alguém. Portanto, o processo de recrutamento é muito semelhante ao de doação de sangue. Ela faz a coleta dos óvulos ao mesmo tempo em que a receptora prepara seu útero para receber o embrião.

 

Para coletar esses gametas, a doadora precisa passar pelo processo de indução de ovulação, e para isso são usados medicamentos administrados a partir do início do ciclo menstrual. Existem dois tipos, os administrados por via oral, ou por meio de injeções subcutâneas, que agem diretamente nos folículos do ovário, local onde crescem os óvulos.
Depois de cerca de 10 dias eles estarão prontos para serem aspirados; isso será verificado através de ultrassonografias e exames de sangue. Em seguida é feito o procedimento em si, quando uma agulha é aplicada dentro da vagina da mulher e, guiada pelo transdutor transvaginal, entra nos ovários e aspira o conteúdo líquido dos folículos, contendo os óvulos. O processo é  feito com um tipo de anestesia que se chama sedação, que é mais leve.

Via minhavida.com.br

O que você acha disso?