DHA: Qual a importância deste nutriente para as gestantes?

O ácido docosa-hexaenóico ou DHA é da família Ômega-3, podendo ser encontrado em peixes de águas profundas, como salmão, bacalhau, sardinha, bagre e atum.

Esse tipo de ácido graxo está presente nas membranas celulares do nosso organismo, os índices mais altos estão nos neurônios. Por isso, diversos estudos apontam que o consumo do nutriente na gestação ajuda no desenvolvimento do sistema nervoso central e da visão.

A dosagem recomendada pelo Institute of Medicine (IOM) para a futura mamãe é de, no mínimo, 200 mg de Ômega 3 DHA ao dia.

Apesar de estar presente em diversos alimentos do nosso dia a dia, como salmão, chia, linhaça, castanha e, nos vegetais escuros, couve e espinafre, para a gestante atingir naturalmente o indicado seria preciso exagerar de maneira exorbitante no consumo destes itens. Por esse motivo, muitos médicos indicam a  suplementação via cápsulas, garantindo melhores reservas deste ácido para a mãe e para o bebê.

DHA importante para a gestante nasce porto alegre

Curiosidade

No Brasil, tudo isso ainda é muito recente. Mas, lá fora, o DHA já é considerado essencial para o desenvolvimento infantil. A European Food Safety Authority (EFSA) aprovou, em maio de 2011, três frases de saúde relativas ao DHA para serem impressas nos rótulos de alimentos fonte ou enriquecidos: “a ingestão de DHA contribui para o desenvolvimento de crianças com idade até 12 meses”; “a ingestão materna de DHA contribui para o desenvolvimento normal da visão do feto e de crianças amamentadas”; e “a ingestão materna de DHA contribui para o desenvolvimento normal do cérebro do feto e de crianças amamentadas.”

Fontes: Luiz Celso Vilanova, professor de Neurologia da Unifesp e presidente da Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil; Marilisa Mantovani Guerreiro, coordenadora do Departamento Científico de Neurologia Infantil da Academia Brasileira de Neurologia

via http://revistacrescer.globo.com/

Anúncios

O que você acha disso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Escreva seu endereço de email para receber atualizações.

Junte-se a 1.171 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: