11° e 12° semanas: de embrião a feto

A décima primeira semana chega com novidades, agora o seu bebê já possui 41 mm e pesa aproximadamente 7g.

Ele já boceja e se movimenta livremente no líquido amniótico, seus órgãos vitais estão completamente formados e o corpo está revestido de uma delicada penugem. As unhas estão começando a nascer.

Para a gestante, a cintura começa a desaparecer e a barriga fica redondinha, é hora de investir em roupas mais confortáveis e que não apertem. Os incômodos como nauseias e enjoos ficam mais amenos e podem até desaparecer.

O volume sanguíneo aumenta, o que pode fazer com que você sinta mais calor, consequentemente você pode ter mais sede do que o habitual. Beba muita água e evite os refrigerantes e os sucos em excesso.

desenvolvimento da gestação

É na semana seguinte, completando a décima segunda semana, que acontece o fim da fase embrionária. Agora o embrião está com as principais estruturas internas e externas formadas e passa a ser chamado de feto.

A fase que inspira mais cuidados já passou, o risco de aborto espontâneo cai drasticamente. E a partir de agora, o seu bebê vai amadurecer, crescer e engordar.

Hora de fazer uma ecografia para ouvir os batimentos cardíacos e, finalmente, descobrir o sexo do seu bebê, se for seu desejo.

No corpo da mãe o líquido amniótico começa a ser produzido pela placenta. É normal que se tenha mais corrimento vaginal, porém se acompanhado de ardor, é aconselhável consultar o seu médico.

A sua pele e cabelo poderão estar mais gordurosos. Algumas mulheres desenvolvem acne, como resultado da intensa atividade hormonal.

Não esqueça da hidratação  da pele da barriga, o seu crescimento exige muita elasticidade, e é importante prevenir as estrias. Hidrate sua pele e beba muita água ao longo do dia.

Anúncios

O que você acha disso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: