7° e 8° semana: órgãos formados

É na sétima semana de gestação em que todos os órgãos estão em desenvolvimento e seu aspecto é cada vez mais humano. Agora do tamanho de um grão de arroz, o bebê tem forma de um C, com a cabeça ainda irregular e inclinada para a frente. Mede cerca de 13 mm e pesa menos de 1g.

 

É neste período em que a mamãe precisa cuidar muito da sua alimentação, pois o metabolismo do corpo acelera para fornecer todos os nutrientes necessários ao rápido desenvolvimento do bebê. Alimentação regular, balanceada e a ingestão de muita água são indispensáveis.

Uma curiosidade interessante do desenvolvimento do seu bebê é o coração, que continua a evoluir e se separa em quatro câmaras, batendo a cerca de 150 pulsações por minuto, duas vezes a velocidade de um coração adulto. O batimento cardíaco já é visível através de uma ecografia, o que arranca suspiros e lágrimas de felicidade.

 

O corpo da mulher continua em constante adaptação à nova fase, o colo do útero se fecha e só voltará a se abrir no parto. É provável que a mãe se sinta extremamente cansada e com alterações de humor, enjoos com alguns alimentos e cheiros.

7 e 8 semana gestação desenvolvimento do bebê nasce porto alegre

Na oitava semana, o esqueleto começa a endurecer e as articulações começam a se formar. Com o tamanho de um bago de uva, o feto se exercita livremente no líquido amniótico apesar de a mãe ainda não o conseguir sentir.

 

É nesta semana que os órgãos genitais do bebê são desenvolvidos, inicia-se o desenvolvimento dos ovários ou dos testículos, que se manterão dentro da cavidade abdominal até o final da gravidez, altura em que se deslocam para a bolsa escrotal.

O ritmo cardíaco do seu bebê também estabiliza.


Na mãe, o crescimento uterino pode provocar algum desconforto ou mesmo dor na parte inferior do abdome. Na primeira consulta o médico irá estimar a data provável para o parto.

Fique atenta a todos os sintomas novos, é neste período que você deve mudar hábitos alimentares, praticar exercícios leves de acordo com o seu corpo e ajudar a sua pele a esticar, evitando estrias.

Anúncios

O que você acha disso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Escreva seu endereço de email para receber atualizações.

Junte-se a 1.178 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: