Rastreio auditivo do recém-nascido

Mais uma anomalia no seu bebê pode ser diagnosticada com antecedência. Em muitas maternidades do nosso país, os recém-nascidos são submetidos a um teste de rastreio que permite detectar se há uma perda auditiva significativa.

Um a três em cada 1000 recém-nascidos apresenta perda auditiva significativa, sendo a patologia mais comum presente no nascimento.

Existem fatores de risco que contribuem para a diminuição da audição, como a existência de infeções congênitas (rubéola ou toxoplasmose) ou um peso no nascimento inferior a 1500 gramas, entre outras.

audição do bebê nasce mother care

Existem dois tipos de surdez:

  • surdez de condução: nos casos em que existe um problema na estrutura do canal auditivo ou ouvido médio que impede a transmissão do som
  • surdez neurossensorial: nos casos em que existe uma anomalia no ouvido interno ou no nervo que leva o som do ouvido até ao cérebro

 

Como são realizados os testes?

Existem duas maneiras de testes de rastreio, ambos levam de 5 a 10 minutos, não são dolorosos e podem ser feitos enquanto o bebê dorme.

Otoemissões acústicas (OEA): é o mais comum, no qual é medida a onda de som produzida no ouvido médio. Um pequeno “auricular” é colocado no interior do canal auditivo do bebê, este vai medir a resposta, ou seja, os ecos provocados por cliques e tons emitidos pelo aparelho.

Potenciais evocados auditivos (PEA): no qual é avaliada a resposta do cérebro ao som. São colocados auriculares no bebê e emitidos cliques e tons para os seus ouvidos. Três elétrodos colocados na cabeça do bebê avaliam a resposta do cérebro.

Anúncios

O que você acha disso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Escreva seu endereço de email para receber atualizações.

Junte-se a 1.178 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: