Parto Humanizado é tema do Sala de Audiência

O Sala de Audiência da segunda-feira passada (27/4) teve como pauta o parto humanizado, expressão que se popularizou como um contraponto ao grande número de cesáreas realizadas na rede hospitalar. Apresentado pela juíza de Direito Rosana Garbin, o programa teve como convidados o vice-presidente da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Rio Grande do Sul (SOGIRGS), Gustavo Steibel, e a juíza de Direito Liniane Maria Mog da Silva.

unnamed

Dentre os pontos em debate estiveram as práticas adotadas para a realização do parto humanizado, a resolução emitida pela Agência Nacional de Saúde sobre o assunto e o papel que o sistema de Justiça exerce no âmbito da decisão da gestante.

No sistema de saúde suplementar o índice divulgado é de 84% de partos por cesariana. Já no SUS o percentual é de 40%. Para o representante da SOGIRGS, esse índice deve ser considerado alarmante. “Tem hospitais particulares que tem taxa de 80%, 90% de cesáreas e isso, certamente, é um problema de saúde pública”, ressalta.

Durante o programa, Liniane falou sobre uma decisão que tomou, atuando em Plantão na Comarca de Torres, para garantir o encaminhamento de gestante ao hospital local para atendimento médico adequado. A decisão teve repercussão nacional pelo fato de a mãe, mesmo com iminente risco ao bebê, insistia em realizar o parto normal.

O Sala de Audiência pode ser ouvido no site da AJURIS: http://www.ajuris.org.br/2013/10/09/programa-sala-audiencia/.

Anúncios

O que você acha disso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Escreva seu endereço de email para receber atualizações.

Junte-se a 1.175 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: