O papel dos dormitórios na vida dos pequenos

Todos os ambientes são fontes permanentes de estímulos: através de suas cores, linhas, texturas e estilos, transmitem informações que provocam os nossos sentidos e nos despertam sensações e emoções.

Sendo assim, é importante ambientar um espaço com critério, para que proporcione as melhores experiências aos que ali transitam ou permanecem.

Quando se pensa em dormitórios infantis, este cuidado deve ser ainda maior. Por serem totalmente abertos a novas mensagens e aprendizados, os pequenos são ainda mais influenciados pela maneira como configuramos os ambientes.

Foto: Casa Abril

Foto: Casa Abril

Por isto, ambientar os seus dormitórios demanda grande atenção quanto à segurança, à luminosidade, ao uso de cores, à escolha de revestimentos e ao layout.

Também é necessário um equilíbrio perfeito entre estímulo e relaxamento, bem como observar as necessidades de adaptação conforme cada fase de suas vidas. Afinal, é neste cenário que as brincadeiras, os aprendizados e a imersão na fantasia acontecem.

Para os bebês, o quarto é um território de grande importância também. Ao saírem do aconchegante ventre da mamãe, o quarto assume um pouco do papel que o útero teve incialmente: abrigar um ser ciente da sua vulnerabilidade. Assim, o quarto torna-se um universo muito especial, proporcionando os primeiros contatos e interações com o mundo físico.

Foto: curtodicas.com.br

Foto: curtodicas.com.br

Por todos estes motivos, decorar um dormitório infantil é uma tarefa que exige muito carinho, conhecimento e um bom trabalho de equipe: mamãe, papai e um profissional de sua confiança, alinhados e empenhados em fazer deste espaço um ambiente de muito amor, conforto, diversão e desenvolvimento.

 

Texto de:

Letícia Almeida

Designer de Interiores e Mestre em Psicologia

Ass. Bras. Designes de Interiores n° 9042

51.8927.0788

leticiala@bol.com.br

ww.be.net/leticiaalmeida

Anúncios

O que você acha disso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Escreva seu endereço de email para receber atualizações.

Junte-se a 1.177 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: