Vacinação contra a gripe

Campanha de Vacinação contra a Gripe já começou. A dose protege contra os subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B. Crianças a partir de 6 meses até 5 anos, gestantes e puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto) podem ser imunizadas gratuitamente no SUS.

Os anticorpos da vacinação são passados da mãe para o filho por meio da placenta. As mamães que estão amamentando também fornecem a proteção necessária para os bebês através do leite materno.

Caso a mãe ou o bebê estejam com gripe aguda, febre alta, tosse forte, e secreção nasal intensa, é melhor esperar até os sintomas passarem e, aí sim, tomar a vacina.

vacinação

Atenção especial, também, para as crianças com asma que precisam ser vacinadas o quanto antes, mesmo que tenham mais de cinco anos de idade. Consulte o seu pediatra.

De acordo com o Ministério da Saúde, serão disponibilizadas 54 milhões de doses para imunizar 49,7 milhões de pessoas afim de cumprir a meta do governo de vacinar cerca de 80% do público-alvo.

Para tomar a vacina, o ideal é procurar um dos postos de vacinação espalhados pelo país com o cartão de vacinação e um documento de identificação.

No sábado, dia 9 de maio, é o Dia D de mobilização nacional, e os postos ficarão abertos para facilitar o acesso dos que não conseguem ir às unidades em dias de semana. A campanha de vacinação contra a gripe termina no dia 22 de maio.

A dose da vacina evita internações e até 75% dos óbitos. Porém, quem é alérgico à proteína do ovo não deve tomá-la. Caso você receba a vacina pela primeira vez, ela poderá provocar mal-estar, febre ou mialgia, sintomas que deverão desaparecer em até 48 horas.

 

Anúncios

O que você acha disso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Escreva seu endereço de email para receber atualizações.

Junte-se a 1.175 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: