Cuidados no fim de gestação

A ansiedade pelo grande momento já toma conta de você e dos seus familiares neste final de gestação, não mesmo? O oitavo mês parece passar mais devagar que todos, e a espera do nono mês também.

As contrações aumentam, ter uma noite de sono tranquila se torna cada vez mais difícil e o estômago não é mais o mesmo, com tanta azia e refluxo.

cuidados no final da gestação fim hora do parto nasce mother care

Como tornar os últimos dias mais leves?

 

Relaxe!

Sabemos que falar é mais fácil do que fazer, mas você precisa relaxar nesses últimos dias, deixe os problemas do dia-a-dia de lado e cuide mais de você e do seu bebê.

Massagens podem ser ótimas para aliviar as dores nas costas e o estresse. Porém cuide quem irá realizá-la em você, todo o seu corpo está em um nível de sensibilidade altíssimo. O ideal é que você inicie as massagens após o final do primeiro trimestre.

 

Alimente-se bem e beba muita água

O cuidado que você teve durante toda a gestação não pode ser descuidado nesses últimos meses. Evite alimentos gordurosos, que favorecem o surgimento de azia e queimação.

Além disso, é recomendada a redução do consumo de carnes, leite, iogurte e proteínas em geral, pois estes levam mais tempo para serem digeridos, causando desconforto.

Mantenha as pequenas refeições em intervalos pequenos, nunca ultrapassando três horas entre cada refeição.

 

Controlando as contrações

Nos últimos meses as contrações são mais frequentes, porém você deve ficar atenta ao tempo de intervalo entre uma e outra. Caso elas sejam muito doloridas e intensas, você pode estar entrando em trabalho de parto. Na dúvida, informe o seu médico.

 

De olho no xixi

É preciso estar pronta para identificar o rompimento da bolsa.

A urina tem seu cheiro e cor característicos e é possível controlá-la, o rompimento da bolsa ocorre numa velocidade intensa e é impossível controlar. O nascimento do bebê deve ocorrer no máximo até seis horas após o rompimento, por conta do risco de uma infecção.

Se o líquido do rompimento da bolsa for amarelado ou esverdeado, acione o seu médico rapidamente e vá para o hospital, pois o seu bebê pode estar em sofrimento.

 

Quero avisar todo mundo!

Neste momento as pessoas mais importantes são você e o seu filhote, preocupe-se em tornar esse momento especial e sem preocupações.

Não esqueça que toda a gestante tem direito a um acompanhante junto na hora do parto, você está assegurada por lei.

Caso o seu acompanhante não esteja por perto, informe-o e peça para que ele avise os familiares e amigos que você deseja.

 

No mais, tenha um ótimo momento.

Leia também: O que fazer ao entrar em trabalho de parto?

 

Anúncios

O que você acha disso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Escreva seu endereço de email para receber atualizações.

Junte-se a 1.175 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: