Amamentação prolongada

A Organização Mundial da Saúde recomenda que a amamentação deve ser exclusiva até os 6 meses, o que significa que o bebê só deve receber leite materno até lá, e complementar com outros alimentos até os 2 anos ou mais.

É importante que o desmame seja feito de forma natural, quando o bebê e a mãe acharem conveniente. Algumas mães optam, ainda, por prolongar a amamentação, o que pode trazer benefícios para o bebê.

amamentação prolongada

Algumas vantagens:

  • Rico em vitaminas:

A Unicef afirma que no segundo ano de vida, 500 ml de leite materno fornecem 95% das necessidades de vitamina C, 45% das de vitamina A, 38% de proteína e 31% do total de energia que uma criança precisa diariamente. E, mesmo depois dos 2 anos, o leite materno ainda é uma importante fonte de nutrientes.

  • Fonte de inteligência

Na Nova Zelândia, pesquisadores conduziram um estudo que mostrou que crianças amamentadas por mais tempo têm melhores resultados na escola. David M. Ferguson e L. Jonh Horwood, autores da pesquisa, defendem a ideia de que as gorduras insaturadas encontradas no leite humano são importantes para o crescimento do cérebro e do sistema nervoso.

  • Saúde para a mãe e para o bebê

Para o bebê, mamar diminui o risco de alergias, afinal o leite materno tem todas as vitaminas e nutrientes necessários. Uma criança que mama nuca ficará mal alimentada. Para a mãe, a  amamentação reduz os riscos de câncer de mama, reduz a incidência de osteoporose e diminui riscos de câncer de útero e de ovário.

  • Musculatura da face

A sucção que o bebê faz ao mamar mexe com toda a musculatura da face e boca, favorecendo funções da respiração e deglutição.

  • Segurança e vínculo

Muitos dizem que as crianças maiores que ainda mamam ficam mais dependentes da mãe, mas o ato de amamentar traz mais segurança e confiança para o pequeno, que aprende desde cedo a tomar as suas decisões.

Anúncios

Uma resposta para “Amamentação prolongada

  1. Pingback: Workshop Amamentação | Abril 2015 | Nasce Centro de Atendimento à Gestante

O que você acha disso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Escreva seu endereço de email para receber atualizações.

Junte-se a 1.177 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: