A casinha do bebê: o útero

É nele que o óvulo fecundado irá se formar e se desenvolver durante os 9 meses de gestação. Mas você sabe como o útero evolui para abrigar o seu filho?

útero nasce mother care

O seu útero já está pronto para receber o bebê desde o primeiro dia de menstruação. Após a fecundação do espermatozóide do pai no óvulo da mãe, agora denominado de zigoto, este se instala no endométrio, a camada de sangue que o reveste internamente.

É lá que a divisão celular inicia, o zigoto agora é chamado de blastócito. Nesse momento que ele e o endométrio se fundem e que começa a se formar a placenta. A placenta por sua vez tem a função de aconchegar o bebê dentro do útero, para transferir nutrientes do sangue da mãe para o bebê e secretar alguns hormônios fundamentais nesta fase.

Com o embrião em desenvolvimento, o útero começa a crescer para acompanhar as novas mudanças. A cavidade uterina vai aumentar de tamanho de 500 a 1.000 vezes. Seu peso, ao final da gestação, será de mais ou menos 900 gramas ou 1 quilo.

Depois de 4 ou 5 semanas, os vasos sanguíneos que existem na placenta entram no endométrio, levando oxigênio e nutrientes vindos do sangue da mãe para seu bebê.

Os músculos se redistribuem, indo para a parte superior do útero, para que assim ele tenha mais força na hora do parto.

O colo do útero tem uma função extremamente importante durante toda a gestação, é ele que precisa resistir à pressão realizada pelo útero e, ainda, evitar a presença de bactérias, para isso uma substância selante e mucosa é presente no local.

Nos últimos momentos de gestação o colo alarga o canal, é a chamada dilatação. Esta substância mucosa é expulsa e o útero se contrai para que o parto comece.

evolução do útero

Depois do nascimento do bebê, o útero mantém a sua contração para impedir que os vasos sanguíneos, uma vez abertos depois da expulsão da placenta, provoquem uma hemorragia, perigosa para a mãe.

De modo geral, 6 semanas é tempo suficiente para que o útero volte ao tamanho e peso normais.

 

Anúncios

O que você acha disso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Escreva seu endereço de email para receber atualizações.

Junte-se a 1.171 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: