Higiene bucal do bebê (mesmo sem dentinhos)

Mesmos sem os primeiros dentinhos, a higiene da boca do bebê precisa ser feita. Sabemos que os primeiros dentes, chamados de dentes de leite, têm uma vida curta com o bebê e ainda não são os definitivos, mas o cuidado deve ser diário e ensinado ao seu filho desde cedo.

Após cada mamada a higiene bucal pode ser feita. O uso de uma dedeira de silicone para fazer a limpeza da gengiva é a mais indicada, porém você também pode utilizar uma gaze ou uma fralda molhada em água filtrada ou fervida.

Passe por toda a boca do bebê, limpando gengiva, bochechas e língua. Desta forma, ele também vai se acostumando com o hábito de higiene bucal e se prepara melhor para quando o primeiro dentinho aparecer.

E quando uma bolinha branca aparecer na gengiva do seu filho, será o primeiro dentinho?

O calendário indica que não. Ainda faltam três meses para o sorriso do bebê se formar. O intruso, nesse caso, pode ter outro nome: nódulo de Bohn. Essas pequenas estruturas, para o alívio dos pais e das mães, não são malignas e costumam desaparecer rapidamente.

higiene bucal mesmo sem dentes bebê nasce mother care porto alegre

E quando os dentes aparecem?

Então, a dedeira ou gaze é cuidadosamente substituída pela escova de dente infantil. O creme dental deve ser introduzido apenas mais tarde e sob orientação odontopediátrica, pois o bebê ainda não tem condições de absorver o flúor contido nesses materiais.

Faça a higiene apenas com água filtrada e com carinho, para mostrar ao seu filho o quanto esse momento é importante e necessário.

 

Cuidado: Cárie de mamadeira

Até os três anos de idade cerca de 60% das crianças sofrem com a chama cárie de mamadeira. Ela acontece, muitas vezes, em decorrência da alimentação noturna da criança, seja o leite materno ou alimentos sólidos, seguida do sono sem a devida higienização bucal.

Anúncios

Uma resposta para “Higiene bucal do bebê (mesmo sem dentinhos)

  1. Pingback: Dor nos primeiros dentinhos | Nasce Centro de Atendimento à Gestante

O que você acha disso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Escreva seu endereço de email para receber atualizações.

Junte-se a 1.175 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: