Leia para o seu bebê

O cheiro de um livro novo, o som de alguém lendo uma história, o ato de imaginar os personagens e lugares, tudo isso está muito ligado ao desenvolvimento do seu filho. A leitura é um hábito que deve ser estimulado desde cedo.

Mesmo nos primeiros meses de vida do bebê, a leitura em voz alta ajuda o seu filho a perceber os diferentes tons de voz. Com o tempo, esse hábito irá ajudar no desenvolvimento da fala e da expressão corporal, pois quando o pai ou a mãe lêem, o bebê percebe as suas emoções e sons expressivos. Assim, ele irá desenvolver a sua própria maneira de demonstrar  emoções e sentimentos.

Quando o bebê estiver um pouquinho maior, você pode deixá-lo manusear o livro. Nessa fase, leia as narrativas apontando para as ilustrações, assim, ele assimilará palavras e imagens, estimulando a sua memória e a criatividade.

Este é um hábito que deve ser mantido e atendido sempre que possível, e o ideal é que exista um horário bom para pais e filhos, com ambiente tranquilo. Antes de dormir ou depois das refeições pode ser um bom momento.

leitura para bebês nasce mother care

Como escolher o livro certo?

Até o 1° ano, o conteúdo da história não é tão importante, pois o bebê está mais interessado no momento especial com quem está lendo para ele. Por isso, a primeira dica é preparar o ambiente para a leitura, aconchegando o bebê no seu colo ou no berço. Ele precisa sentir prazer em apenas escutar.

O ideal é que você escolha histórias curtas, mas que tenham um enredo que você também goste, afinal, este momento tem que ser prazeroso para você também.

Quando o seu filho estiver um pouquinho maior, livros com ilustrações e cores vivas chamarão a atenção dele, pois eles adoram histórias com repetição, poemas e brincadeiras com palavras.

 

Veja este vídeo falando um pouco mais sobre o assunto:

https://www.youtube.com/watch?v=KOv6_HetY7k

vídeo leitura para bebês

 

Anúncios

O que você acha disso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Escreva seu endereço de email para receber atualizações.

Junte-se a 1.177 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: