Como proteger seu bebê da Coqueluche

A coqueluche é uma doença infectocontagiosa do trato respiratório, causada pela bactéria Bordetella pertussis. Transmitida por contato direto com alguém infectado, ou por gotículas eliminadas pelo doente ao tossir, espirrar ou falar, ela acomete principalmente bebês com menos de 2 anos de idade.

Como prevenir?

Você deve vacinar seu bebê com a vacina tríplice clássica (DPT), que protege contra difteria, coqueluche (pertussis) e tétano. Essa vacina deve ser ministrada aos dois, quatro e seis meses de idade, com doses de reforço aos 15 meses e aos 5 anos.

vacina

Quais são os sintomas?

São três os estágios consecutivos da coqueluche.

No primeiro estágio, que dura uma ou duas semanas, observa-se febre baixa, coriza, espirros, lacrimejamento, falta de apetite, mal-estar e tosse noturna, que, nessa fase, podem ser confundidos com os da gripe e resfriados comuns.

O segundo estágio, que dura cerca de duas semanas, é caracterizado por acessos de tosse paroxística, ou espasmódica. De início repentino, esses episódios são breves, mas ocorrem um atrás do outro, sucessivamente, sem que o doente tenha condições de respirar entre eles e são seguidos por uma inspiração profunda que provoca um som agudo parecido com um guincho. Os períodos de falta de ar e o esforço para tossir deixam a face azulada (cianose) e podem provocar vômitos.

A partir da quarta semana, entra-se no estágio de convalescença, em que os sintomas vão regredindo, até a melhora completa.

Durante o tratamento, o paciente fica em isolamento respiratório enquato há chance de transmissão da doença, e o diagnóstico e tratamento devem ser realizados por um médico. Saiba mais sobre a coqueluche.

 

via

Anúncios

O que você acha disso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Escreva seu endereço de email para receber atualizações.

Junte-se a 1.178 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: