Como os filhos enxergam o pai

O pai será a primeira referência masculina que os filhos terão. Tanto para os meninos quanto para as meninas, a convivência com a figura paterna irá fornecer alguns gestos essenciais para formar a personalidade dos pequenos.

Identificação: a primeira referência a ser fixada é a identificação. Especialmente nos meninos, o pai tem um papel importante na construção da sua identidade. Embora outras figuras masculinas tenham impacto, como tios, avós e professores, o pai, por ser a primeira, terá mais impacto.

O jeito como trata as pessoas ao redor: a maneira como o pai trata a mãe e mulheres próximas à criança também reflete no jeito que a criança irá tratar as mulheres no decorrer de seu crescimento. Ela acaba absorvendo certos comportamentos como naturais e espontâneos.

Brigas: muitos pais têm a ideia de que filho homem não pode perder briga na escola. “Não leve desaforo para casa”, “se bater, devolva” e muitas outras expressões fazem parte dos conselhos que alguns pais dão para seus filhos em fase de crescimento. Mas essa postura na hora de resolver problemas estimula a agressividade. O exemplo agressivo também está quando a criança vê o pai brigando no trânsito, xingando, etc.

Meninos também choram: chorar não é sinal de fraqueza, muito pelo contrário. Não desestimule seu filho ao dizer que ele não deve chorar, e sim tente entender o que está por trás das lágrimas.

 

Fonte: Revista Crescer

Anúncios

O que você acha disso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Escreva seu endereço de email para receber atualizações.

Junte-se a 1.175 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: