Tire suas dúvidas sobre a alergia à proteína do leite de vaca

Algumas crianças podem se mostrar alérgicas à proteína do leite de vaca, comum na hora de alimentar os pequenos após o período de aleitamento materno.

Essa alergia, conhecida como APLV, é um tipo de reação imunológica reprodutível (se repete cada vez que ocorre), em que as células reconhecem essas proteínas como estranhas.

É importante esclarecer que a APLV não é a mesma coisa que intolerância à lactose. A lactose é o açúcar do leite. Há muita lactose no leite materno e é comum que a intolerância a ela apareça em adultos.

A alergia à proteína do leite é diferente. As células de nossa defesa “atacam” a proteína alergênica toda vez que ela entra no nosso organismo, formando anticorpos contra ela. Isso é uma reação imunológica. A alergia é mais comum no primeiro ano de vida e é contra a proteína. A intolerância é contra o açúcar do leite (lactose) e ocorre por falta de uma enzima, principalmente nos adultos.

Dentre as alergias alimentares, a alergia à proteína do leite de vaca é a mais comum, pois a proteína do leite de vaca é uma das primeiras que o bebê entra em contato na vida. Além disso, as alergias alimentares ocorrem com maior frequência no primeiro ano de vida, pois o intestino do bebê ainda é imaturo.

Sintomas da APLV

Os sintomas principais são sangue nas fezes, dor e choro importantes, cólicas, diarreia, constipação e também outras alergias, como dermatite atópica e alergias de pele no bebê nos primeiros meses de vida.

Diferente dos quadros de intolerância à lactose, onde a maioria das pessoas não consegue reverter as restrições, a alergia à proteína do leite de vaca pode ter cura. Estima-se que metade das crianças com APLV melhore por volta dos 12 meses de idade. E a maioria, cerca de 90%, está curada ao completar três anos de idade.

 

Fonte: GNT/Globo

Anúncios

O que você acha disso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Escreva seu endereço de email para receber atualizações.

Junte-se a 1.171 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: