Discalculia: como identificar precocemente?

Você já ouviu falar da discalculia? Trata-se de uma dificuldade persistente de aprendizagem ou de compreensão de conceitos numéricos, princípios de contagem ou aritmética.

Essas dificuldades frequentemente são chamadas de incapacidade matemática e, se não forem diagnosticas corretamente, podem comprometer o desempenho na escola durante toda a educação formal. Apesar de não ser possível detectar com precisão na pré-escola quais crianças vão desenvolver a discalculia, e quais não vão, alguns sinais precoces podem indicar fatores de risco. É essencial que os profissionais que irão cuidar de seu filho, desde a escolinha, prestem atenção nessa possibilidade. Testes práticos e rápidos em casa também podem ajudar.

Crianças portadoras de discalculia são incapazes de identificar sinais matemáticos, montar operações, classificar números, entender princípios de medida, seguir sequências, compreender conceitos matemáticos, relacionar o valor de moedas entre outros.

Como identificar com mais precisão? Seu pequeno irá apresentar símbolos matemáticos malformados, demonstrar incapacidade de operar com quantidades numéricas, não reconhecer os sinais das operações, apresentar dificuldades na leitura de números e não conseguir localizar espacialmente a multiplicação e a divisão.

Ao identificar um cenário desses, fale com o pediatra da criança para que ele possa aconselhá-la sobre o melhor tratamento.

 

Fonte: Radar Primeira Infância e Brasil Escola

Anúncios

O que você acha disso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Escreva seu endereço de email para receber atualizações.

Junte-se a 1.175 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: