O ganho de peso durante a gravidez

Ganhar peso durante a gravidez é natural, esperado e saudável. É importante para o bom desenvolvimento de seu bebê e a adaptação saudável do seu corpo as suas novas necessidades e funções.

Seu bebê em desenvolvimento precisa de apenas uma pequena quantidade de nutrientes adicionais para crescer bem. Ao comer demais, você pode ter maior probabilidade de adquirir diabetes gestacional, ter um parto difícil, ficar acima do peso após o parto e ter dificuldade para perdê-lo e uma série de outros problemas de saúde. Aprender a comer a quantidade certa para você e seu bebê é um grande desafio, mas nada impossível!

Dica 1: Para as mulheres com um peso saudável antes da gravidez, os médicos normalmente recomendam um ganho de 12 a18 quilos. Mulheres abaixo do peso deve esperar ganhar de 6 a 11 quilos. Já as mulheres com excesso de peso podem ter um ganho de 4 a 9 quilos. Se você está grávida de gêmeos ou múltiplos e possui peso saudável, o ganho de peso pode ser de 16 a 24 quilos. Mas se você estiver acima do peso, serão de 11 a 19 quilos a mais, em média.

Dica 2: Planeje uma dieta, mas sem exageros e sem colocar em risco sua saúde e de seu bebê. Uma ótima ideia é procurar um nutricionista para orientar você com o cardápio da semana e criar um menu equilibrado.

Dica 3: fuja de tentações, mas se não resolver, não ataque o pedaço inteiro do bolo. Prefira meia fatia apenas para satisfazer esse desejo momentâneo e acostumar o corpo com menos açúcares ou gorduras.

Dica 4: coma e beba com frequência e moderação. Comece a trabalhar um cardápio com seis refeições por dia. Comer a cada 3 horas evita o cansaço e fica mais fácil resistir a tentações.

Dica 5: por último, incorpore um exercício físico na sua rotina. A atividade física regular pode ajudar a aliviar o estresse ou desconforto da gravidez, reduzindo o risco de problemas de saúde. Se você já é adepta de exercícios, não será nenhum problema mantê-los. Mas se você é sedentária, é aconselhável começar formas leves de exercícios físicos.

Fonte: wikihow.com

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