5 tipos de dores de barriga em crianças e como identificar

Dor de barriga é um dos motivos mais frequentes de choro nos bebês  e nas crianças. Saber identificar o motivo pode evitar idas desnecessárias ao pediatra e podem ser resolvidas em casa mesmo.

Mas para os pais, muitas vezes é difícil identificar e saber o que está acontecendo e o coração na mão por ver seu pequeno em prantos faz correr ao médico.

1363427_16057933

Confira quais são os principais motivos causadores de dores de barriga e como agir em cada momento.

1) Cólica por gases: ocorre por imaturidade do sistema digestivo nos bebês e, nas crianças, por alimentos que provocam gases. Os recém-nascidos movem as pernas e choram. Para as maiores, pergunte se a dor muda de lugar na barriga.

O que fazer? Movimentar as pernas e massagear o abdômen do bebê ajuda, e as crianças podem andar um pouco. Além disso, você também  deve ficar atenta com a alimentação.

2) Exagero de comida: comum em crianças, o resultado do exagero de comidas, como doces e salgadinhos, causa dores e pode evoluir para diarreias e vômitos. Como o corpo precisa expelir o que não fez bem, dê bastante água para evitar desidratação.

3) Vírus e infecções: quase sempre acompanhadas de febre, pode causar vômitos e indisposição. O mal estar dura, em média, três dias, e se persistir, procure um médico.

4) Ansiedade e medo: comum em momentos que antecipam alguma mudança na vida das crianças: aniversários, primeiro dia de aula, viagens, etc. Avalie se seu filho está passando por uma situação estressante e procure conversar com ele sobre isso. Distrair a criança para ela deixar de lado esses pensamentos pode ajudar a passar a dor.

5) Intestino preso: se o cardápio for pobre em verduras e frutas, esse pode ser o resultado, a criança vai menos ao banheiro e pode ficar com a barriga inchada. Nesse momento, é hora de ir à feira e reavaliar a geladeira!

Fonte: Revista Crescer

Anúncios

O que você acha disso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Escreva seu endereço de email para receber atualizações.

Junte-se a 1.175 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: