Descubra o que é endometriose

A endometriose é uma das principais causas da infertilidade feminina. Essa doença pode se desenvolver nas mulheres sem apresentar muitos sintomas, o que pode levar a complicações sérias com o passar do tempo.

endometriose

O que é a endometriose?  Ela se caracteriza quando o endométrio, tecido que reveste a parede interna do útero e é eliminado durante a menstruação, começa a crescer fora da cavidade uterina.  Na endometriose, o sangue da menstruação não é completamente eliminado, e pode invadir outros órgãos, como intestino e bexiga.
De acordo com a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, a dificuldade para engravidar está presente em até 40% das mulheres com endometriose, mas a doença pode ser controlada, embora não haja cura definitiva.

Existem dois sintomas principais que apontam para a endometriose: fortes cólicas menstruais e dor no fundo da vagina  ou desconforto durante a relação sexual. Para o diagnóstico, é necessário fazer uma laparoscopia, uma ressonância pélvica ou ultrassonografia transvaginal para a visualização da cavidade abdominal.

Medicamentos hormonais e  cirurgia são duas formas de contornar o problema. No caso cirúrgico, o ideal é que as mulheres tentem engravidar logo após, já que as chances de conceber uma criança aumentam.

Fonte: G1/Bem-Estar e Revista Crescer

Anúncios

Uma resposta para “Descubra o que é endometriose

  1. Pingback: Fertilidade: Ovário Policístico | Nasce Centro de Atendimento à Gestante

O que você acha disso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Escreva seu endereço de email para receber atualizações.

Junte-se a 1.175 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: