Quando meu filho vai aprender a andar?

Os meses vão passando e quando os bebês começam a ter mais coordenação e sustentação corporal, as mães logo começam a se questionar quando será o momento que os pequenos irão conseguir andar sozinhos. Ou ainda, antes disso, quando o bebê irá se movimentar sozinho, engatinhando pelo chão?

engatinhar

Para as mães ansiosas por esse momento, é importante esclarecer que alguns bebês podem ir direto para a fase de andar sozinho, pulando a etapa de engatinhar. Mas isso só vai acontecer lá pelo 13º mês.

Normalmente, o bebê engatinha entre o nono e décimo primeiro mês. É nesse período de desenvolvimento que ele consegue ficar sentado buscando explorar o mundo ao redor. Ele consegue identificar os espaços que quer analisar e objetos que deseja tocar, impulsionando o corpo para ir atrás disso. Muitos bebês podem ir progredindo com as pernas esticadas, deitando e usando apenas braços, bem diferente da clássica visão dessa fase.

Caminhar, só a partir do primeiro aninho: o grande momento vem depois do 13º mês. Não queria apressar seu bebê e impulsionar descobertas antes do tempo. Deixe seu bebê encontrar o mundo com seu tempo. Embora as mães fiquem ansiosas, paciência é fundamental para não perder um sorriso nessa caminhada. Controle também a vontade de prevenir as quedas tão comuns nesse período. Isso é um aprendizado importante que seu filho vai ter. Ele vai caminhar cambaleando, mas vai tirando lições muito importantes de superação.

Sabe como aproveitar melhor essa fase? Que tal gavar vídeos (pode ser com o celular mesmo!) de seu pequeno? Esse registros vão garantir boas memórias no futuro! E você pode aproveitar para aliviar um pouco a ansiedade enquanto seu bebê está passando por essa fase.

Anúncios

O que você acha disso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: