O que leva ao parto prematuro?

Estamos acostumados com uma gestação de 9 meses, certo? Mas não são raros os casos de nascimentos prematuros.

Os bebês que nascem até a 37ª semana podem ser considerados prematuros. O Brasil é o décimo país onde mais nascem bebês prematuros, sendo a principal causa de mortalidade infantil no primeiro mês de vida, segundo o Ministério da Saúde.

Mesmo nascendo antes do tempo, a maioria dos bebês nasce com o organismo desenvolvido, mas, por estar ainda muito vulnerável, os cuidados devem ser redobrados. 

Mas o que leva ao nascimento antes do tempo? 

A hipertensão é um dos motivos. As alterações que ocorrem durante a gravidez podem interferir no período de desenvolvimento, mesmo com acompanhamento constante. Outro problema está no diabetes gestacional. 

Mulheres que já tiveram outros partos prematuros, têm mais chances de ter uma nova gravidez com o nascimento antecipado. Se for o seu caso, fique atenta. Se você estiver com o acompanhamento de um outro médico, é importante avisar sobre isso. 

Na gestação de múltiplos, é comum que a gravidez seja interrompida antes do previsto assim como em mulheres com idade avançada. 

O caso mais determinante para os partos prematuros estão relacionados com a má formação fetal. Essas complicações podem fazer com que o parto ocorra antes do tempo. 

Após o nascimento, muitos bebês passam um tempo no hospital até atingirem o peso adequando antes de receberem alta. Em alguns casos, é preciso dar continuidade ao tratamento em casa. Aos pais, cabe redobrar a atenção, inclusive de higiene ao pegar o bebê no berço, na hora de cuidá-lo.

Anúncios

O que você acha disso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Escreva seu endereço de email para receber atualizações.

Junte-se a 1.175 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: