Educação começa desde o berço

Engana-se quem acha que pode adiar a educação e não ensinar bons hábitos para os bebês quando estes ainda mamam e só ficam no berço. Mesmo tão pequeno, seu filho começa a se acostumar com suas ações desde cedo.

Mostrar os limites para a criança desde cedo é um sinal de amor e respeito, e com sensibilidade e dedicação, é possível fazer o bebê sentir essa preocupação.

A atenção redobra quando os pequenos começam a engatinhar. Na cabeça dos pais, uma dúvida: impor ou não limites? A verdade é que na fase de querer descobrir o mundo, ficar o tempo todo em cima das ações das crianças pode atrapalhar o desenvolvimento e desestimular a criatividade e aprendizados que começam nessa fase.

Mas como lidar com cada fase de crescimento das crianças educando de forma saudável?

Primeiros meses: horários para o sono, banhos e trocas são o primeiro passo para estabelecer uma regra na rotina deles. Serão os primeiros limites que os pequenos irão conhecer. Um cuidado importante é com a sua ansiedade: pegá-lo no colo antes mesmo dele expressar algum sentimento, especialmente através do choro, pode fazê-lo ficar dependente demais dessa atenção.

Próximo do primeiro ano: aqui começa a fase do não. Eles já vão começar a entender os limites verbais ou através de gestos. Na fase do engatinhar, cuidado para seu “não” não começar a ser excessivo. Ele é ainda pequeno, está descobrindo o mundo e não pode ser tratado como um adulto. Acostume-se quando ele derramar ou derrubar alguma coisa no chão e procure ensiná-lo sem julgar.

Dois anos: se antes era a sua fase de dizer não, agora é a vez deles discordarem de tudo. Gritar, chorar e se jogar no chão, inclusive em público, podem ser situação rotineiras. É preciso ter jogo de cintura nessa fase. Um deles, é impor alternativas: ou isso ou aquilo, para não deixar seu pequeno dominar a casa. Que tal criar um cantinho de casa para ser o espaço de reflexão? Toda vez que surgir algum atrito, deixe-o por alguns minutos lá e mostre como as atitudes foram ruins de uma forma didática. Utilizar recursos visuais – um mural de fotos, por exemplo, é uma ótima atitude.

Anúncios

O que você acha disso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: