Outubro Rosa, um mês de reflexão sobre a saúde da mulher

Outubro é um mês importante para a conscientização feminina sobre sua saúde. Desde os anos 1990, o período é conhecido no mundo todo como Outubro Rosa, um movimento criado com o intuito de promover uma reflexão sobre o câncer de mama.  O laço rosa é característico desse mês e é o símbolo das ações desenvolvidas para o combate à doença.

De acordo com o Ministério da Saúde, só no ano de 2011 a doença fez 13.225 vítimas no Brasil. O órgão mantém o Sistema de Informação do Câncer (Siscan), um software disponível gratuitamente para as secretarias de saúde que permite o monitoramento do atendimento oncológico na rede pública por meio da inserção e processamento de dados, gerido pelo Ministério da Saúde.

outubro-rosa

 

O câncer de mama é o tipo de câncer que mais mata mulheres, porém, se diagnosticado precocemente, as chances de cura são maiores. O primeiro sinal da doença é a presença de um nódulo, detectado através do autoexame. Mas nem sempre é possível encontrar esse sinal com o toque. A mamografia é o exame mais indicado para detectar precocemente a presença de nódulos nas mamas.

Recomendação: se você tem entre 20 e 40 anos, procure seu médico para realizar o exame de mamas a cada 2 ou 3 anos. Pacientes acima dos 40 anos devem realizam o exame anualmente. Em 2012, o Brasil registrou um crescimento de 37% na realização de mamografias na faixa prioritária – de 50 a 69 anos – em comparação com 2010, no Sistema Único de Saúde (SUS).

Anúncios

O que você acha disso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Escreva seu endereço de email para receber atualizações.

Junte-se a 1.175 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: