O que você precisa saber sobre o desmame

O leite materno é o principal alimento para o bebê até o sexto mês de vida. A partir desse momento, já é recomendado inserir alimentos sólidos na alimentação do pequeno – as tradicionais papinhas. Mas trocar o alimento do peito por outros de uma hora para o outra não é saudável. O processo do desmame tem que ser natural e aos poucos, para não traumatizar a criança e deixar esse fluxo mais fácil para os dois lados.

A partir dos seis meses, junto com o leite materno, comece a introduzir papinhas leves no dia a dia. Com o passar do tempo, você pode ir aumentando a quantidade de alimentos desse tipo ao longo do dia e diminuindo as mamadas. Para o bebê, será um processo natural, já que a medida que ele consome outro tipo de comida ele tende a abandonar o peito.

Jamais passe alimentos ou líquidos com gosto ruim na mama com o intuito de afastar o bebê e fazê-lo deixar a amamentação de lado. Esse momento prazeroso não pode ser cortado dessa forma traumatizante.

Comece a apresentar a mamadeira ou o copinho para seu pequeno ir se familiarizando com outras formas de consumir alimentos.  Outra dica muito importante: com a introdução de sucos e outras comidas, o importante é ficar atenta e evitar dar muito sal e açúcar para preservar o desenvolvimento e a saúde do bebê.

Anúncios

O que você acha disso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Escreva seu endereço de email para receber atualizações.

Junte-se a 1.178 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: