Cuidados com a boca durante a gestação

Você precisa ter diversos cuidados com sua saúde durante a gestação, mas já ouviu falar que é necessário também atenção com a boca?

Isso mesmo. Sua saúde bucal, nesse período, deve ser redobrada. O motivo é simples: como os hormônios mexem muito com o corpo da mulher, a possibilidade de desenvolver problemas dentários pode ser decorrência dessas transformações.

saúde-gestante

Mas não é apenas a cárie, primeiro que vem à cabeça. A progesterona, principal hormônio responsável pelas alterações hormonais, pode causar gengivite. Há estudos que relacionam problemas bucais com nascimentos prematuros ou abaixo do peso. O que fazer para evitar esses problemas? Três itens básicos devem ser seguidos com rigor:

– Escovar os dentes: sempre recorrer à escovação após as refeições;

– Fio Dental: na hora de escovar os dentes, mantenha o hábito de usar fio dental;

– Consulte seu dentista: visite seu dentista ao saber da gravidez e mantenha uma rotina de consultas ao longo da gestação.

Se você sentir dor ou perceber sangramento na gengiva, entre em contato com o seu dentista. Ele também pode conversar com o obstetra que está acompanhando sua gravidez para saber qual o melhor tratamento a ser indicado. Além disso, na hora de fazer exames bucais, sempre avise o consultório que você está grávida.

Lembre-se: você não está apenas cuidando de sua saúde. Esses cuidados também garantem a saúde de seu bebê!

Aqui no Nasce temos uma equipe de dentistas esperando para cuidar da sua saúde bucal durante a gestação:

-Dra. Ana Paula Delvaux
-Dra. Ana Carolina Delvaux
-Dra. Larissa Pawelski Leite

Agendamentos: 51-3334-4503

O que você acha disso?