A importância dos exames pré-concepcionais

A gente sempre fala da importância dos exames ao longo da gravidez para acompanhar a gestação, mas antes mesmo de engravidar, existem duas medidas essenciais que devem ser seguidas pelas mulheres.

Beautiful pregnant woman

A primeira delas é aumentar a ingestão de ácido fólico 3 meses antes da concepção. O ideal é estender o consumo até o final da gravidez, inclusive durante a amamentação. O ácido fólico é uma vitamina do complexo B presente em alimentos como espinafre, aspargo, brócolis, vegetais de folhas verde-escuras, fígado, frutas cítricas e gema de ovo. A deficiência de ácido fólico na alimentação da mamãe pode causar uma má-formação do tubo neural do bebê. O tubo neural é formado logo no primeiro mês da gestação e é o sistema nervoso primitivo do feto. Ele se desenvolverá para a formação do cérebro e da medula espinhal do bebê.

Planejar a gravidez também com bastante antecedência é essencial. Alguns meses antes de engravidar, você deve procurar seu ginecologista para fazer os exames pré-concepcionais com o objetivo de detectar doenças contraídas no passado e as que estiverem ativas. Esse diagnóstico pode indicar algum risco para a sua gestação, desenvolvimento do bebê ou mesmo para você.

Esses cuidados são fundamentais pois garantem que seu organismo e sua saúde estão aptos para engravidar e ter uma gestação mais tranquila.

Anúncios

O que você acha disso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Escreva seu endereço de email para receber atualizações.

Junte-se a 1.178 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: