Como os pés influenciam nossa postura na gestação

Poucas pessoas dão a real importância que os pés merecem, afinal são eles que nos proporcionam o direito de ir e vir, e se não são usados na sua totalidade, a estabilidade corporal é afetada diretamente.

Se o pé está com o seu formato fisiológico preservado e possui um bom apoio sem interferências de sapatos apertados que o deformam, provavelmente a pessoa terá uma postura mais alinhada e um bom equilíbrio ao se locomover.

Para as gestantes, manter um bom apoio dos pés é extremamente importante.

Conforme a gravidez evolui essa ajuda se faz necessária e essencial, principalmente para que a mulher possa sustentar com mais equilíbrio o peso extra que está carregando temporariamente.

Tente fazer um teste simples: tire os sapatos e procure manter o equilíbrio em um pé só. O seu peso oscila pelas diferentes partes do pé.  Sinta como está o triângulo entre o primeiro e quinto dedos e o calcanhar. Preste atenção no pé como um todo e não a soma das suas partes.

Observe seus pés:

Observe seus pés descalços. O pé se alarga na frente, pois o número de ossos aumenta de um a cinco. As bordas laterais do pé são oblíquas, se afastando na frente. O bordo externo é retilíneo e o interno possui o arco plantar. Os dedos devem estar cada um no seu lugar, sem sobreposições, alongados (a articulação dos dedos não deve estar “dobrada”) e com espaço entre eles (dedos em leque). O segundo dedo do pé deve olhar para frente, assim como os joelhos.

pe

Observe, também, o seu tornozelo. Essa articulação possui uma estrutura formada pela união de três ossos: tíbia, fíbula e tálus. Manter a estrutura anatômica do pé em sua plenitude reflete diretamente no alinhamento da perna e, consequentemente no quadril e ombros. Ou seja, a maneira como você pisa irá se manifestar nas demais articulações do seu corpo.

Os cuidados:

Conforme a gravidez avança e devido ao ganho de peso natural nessa fase, a pressão sobre os calcanhares aumenta. Além disso, com o crescimento do útero e do bebê, ocorre maior compressão das veias da região do abdome, dificultando o retorno do sangue das pernas para o coração. É por essa razão que os pés ficam tão inchados nessa fase.

E, se a gestante já possuía algum tipo de comprometimento nos pés (como joanete, calosidades, artrite e artroses, fasceíte plantar, etc.), as dores podem aumentar com o decorrer dos meses.

Algumas dicas são importantes para aliviar esses desconfortos:

1. Evitar usar sapato com salto alto, calçados confortáveis e baixos são os mais recomendados;

2. Evitar ficar muito tempo na mesma posição durante o dia. Ficar muito tempo em pé sobrecarrega calcanhares e costas e ficar muito tempo sentada dificulta a circulação nos membros inferiores;

3. Ao chegar em casa no final do dia, elevar os pés um pouco acima do tronco com os joelhos flexionados. Isso ajuda no retorno venoso, diminuindo os inchaços.

Durante a gestação a postura da mulher se adapta para receber o seu bebê em desenvolvimento. E essas alterações ocorrem em todas as articulações, músculos e tendões. E é claro que os pés não estão fora desse contexto!

A Antiginástica® propõe uma reflexão minuciosa sobre essas mudanças tão significativas, inclusive de como seus pés estão posicionados e de que maneira eles interferem em toda sua postura. Os movimentos sugeridos nas sessões dão mais autonomia e liberdade, garantindo maior percepção de sua pisada e maior leveza ao caminhar. Você sentirá a diferença não só nos membros inferiores. Seus ombros, sua nuca e sua respiração sentirão da mesma maneira esses benefícios. Vale a pena experimentar!

Anúncios

O que você acha disso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Escreva seu endereço de email para receber atualizações.

Junte-se a 1.177 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: