Razões para investir no parto normal

O parto normal é o desfecho natural de uma gravidez. Porém, ele divide espaço com a preferência de algumas mães pela cesária.

É claro que, na hora do parto, às vezes surgem complicações. E neste momento surge a cesária para salvar mãe e filho. Mas as marcar a cirurgia com muita antecedência, corre-se o risco de a criança nascer prematura, mais magra e com os músculos ainda não completamente desenvolvidos.

mae-bebe

Motivos para escolher o parto normal:

Quando passa pelo canal da vagina, o tórax do bebê é comprimido, assim como o resto do seu corpo. Isso garante que o líquido amniótico de dentro dos seus pulmões seja expelido pela boca, facilitando o primeiro suspiro da criança na hora em que nasce. A cesárea, por sua vez, aumenta o risco de ocorrer o que os especialistas chamam de desconforto respiratório. Esse problema pode levar a quadros de insuficiência respiratória e até favorecer a pneumonia.

O parto normal também acelera a descida do leite. Durante o trabalho de parto, o organismo da mulher libera os hormônios ocitocina e prolactina, que facilitam a apojadura. No caso da cesárea eletiva, a mulher pode ser submetida à cirurgia sem o menor indício de que o bebê está pronto para nascer. Neste caso, o organismo talvez secrete as substâncias que deflagram a produção do leite com certo atraso.

E o mito da dor? A analgesia é capaz de controlar a dor. Hoje em dia, a paciente não sofre mais como nas imagens que ficaram no imaginário de muitas mulheres, de gestantes sofrendo na hora do parto. Dessa forma, é possível sentir as contrações e até ajudar a impulsionar a criança para fora.

A recuperação também é mais rápido após o parto normal e traz mais segurança para a mãe, já que a cesária, como em qualquer cirurgia, envolve riscos de infecção.

Fonte: Bebê Abril

Imagem: sxc.hu

Anúncios

O que você acha disso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Escreva seu endereço de email para receber atualizações.

Junte-se a 1.177 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: