Alimentos para evitar na gravidez

Durante a gravidez, a atenção com a alimentação diária deve ser redobrada. E uma dieta balanceada não reflete apenas no cuidado com os quilos extras que a gravidez pode trazer: a escolha de determinados alimentos contribuem para o organismo funcionar melhor ou contribui com o desenvolvimento do feto. Mas nem tudo é permitido.

gravida-alimentacaoO que é permitido:

Na lista dos aprovados estão a sardinha. Esse peixe bem fácil de encontrar conta com proteínas completas, ferro, fósforo, magnésio e vitaminas A, B, D, E e K.
A sardinha também apresenta uma elevada quantidade de ácidos graxos essenciais do tipo ômega-3, cujo efeito é proteger o corpo contra doenças cardiovasculares.

O ovo também deve fazer parte da dieta. Ele contém mais de 12 vitaminas e minerais e ainda uma quantidade de proteínas, substância essencial para a  produção de células que acontece no corpo do bebê.

O pão integral é outro alimento que deve estar presente na mesa da gestante. Ele apresenta as mesmas propriedades de vitaminas, magnésio, cálcio, potássio, fósforo e ferro do que o pão branco, com a vantagem de os benefícios serem em quantidades mais significativas. Possui ainda fibras que auxiliam no bom funcionamento do intestino

Frutas e verduras sempre são necessárias. Os vegetais escuros, por exemplo, como o brócolis, a couve e o espinafre, são fontes de ácido fólico, um nutriente fundamental e diretamente ligado com a formação do feto. Aquelas azias comuns na gravidez, decorrentes da diminuição da acidez do estômago, podem ser minimizadas com a ingestão de frutas  ácidas, como a laranja e o abacaxi.

O que não é permitido:

Por outro lado, existem vários alimentos que as grávidas devem evitar ou deixar de lado completamente durante a gestação. Evite alimentos muito apimentados. A pimenta, em especial, pode deixar o intestino mais lento e ainda causa cólicas no bebê durante e amamentação.

Ao optar por carnes, só consumo de elas estiverem muito bem passadas. Carne mal passada por transmitir toxoplasmose para a gestante, prejudicando a formação do feto. A orientação também pode ser estendida para o famoso sushi.

Evite doces em excesso. Além de ajudarem a aumentar o peso, você corre o risco de desenvolver o diabetes gestacional. O chá de canela também está na lista pois contrai os músculos do útero. As bebidas alcoólicas também devem ser evitadas pois prejudicam a formação do feto. Outra bebida que está na lista e deve ser consumida com moderação é o café, que quando tomado em excesso pode contrair as artérias.

Fonte: Terra / Mulher

Imagem via http://bit.ly/11em09b

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