Mulheres tendem a diminuir a atividade física quando descobrem que estão grávidas

Os benefícios da atividade física na gestação estão mais do que provados: evita o ganho excessivo de peso, controla a pressão arterial, evita a diabetes gestacional, entre outros.

awaiting-18712_640

Em pesquisa feita pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo em parceria com o Celafiscs (Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul), indica que 65% das mulheres grávidas não praticam o tempo mínimo recomendado de atividades físicas durante o período de gestação.

Os principais motivos apresentados pelas mulheres são excesso de peso e a influência de parentes e amigos orientando que as gestantes parem de fazer exercícios para se preservarem.
A maioria das gestantes podem e devem continuar praticando atividade física, tendo o cuidado com a intensidade dos treinos e evitar esportes de contato por apresentar mais riscos de quedas e lesões. A gestante que tem uma vida ativa diminui a probabilidade de cesariana, melhora a saúde do bebê e torna o parto normal mais fácil.

Mesmo no inverno, período em que sair da cama mais cedo ou chegar em casa mais tarde para praticar atividade física é mais difícil, esse hábito deve ser cultivado. Até porque a prática regular de exercícios aumenta a resistência do organismo. Considerando que a gestante tem uma baixa na sua imunidade, continuar praticando atividade no inverno diminui os riscos de gripes e resfriados.

Diante de todos estes argumentos você não tem motivos para ficar parada! Consulte seu médico, procure um educador físico especializado e comece a praticar o esporte que mais lhe agrada.

Liselena Severo
Educadora Física e Profissional de Antiginástica
Cref: 010962-G/RS
www.antigymnastique.com

Anúncios

O que você acha disso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Escreva seu endereço de email para receber atualizações.

Junte-se a 1.177 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: