Amamentação x Atividade Física

“Estou louca pra voltar a malhar, mas tenho uma duvida: fazer exercício não seca o leite?”

Essa foi a pergunta de uma aluna que me ligou querendo retornar às suas atividades depois de 4 meses do nascimento do seu primeiro filho.

Creio que outras mães tem a mesma duvida, então vamos lá: Depende da intensidade, frequência e de uma dieta adequada.

Antes de começar qualquer atividade, consulte seu médico. Normalmente depois do terceiro mês de vida do bebê a mãe já está liberada, mas como cada caso é um caso, é melhor se informar.

Se a mãe já praticava algum esporte antes de engravidar e continuou praticando durante a gestação, não terá problema. O único cuidado que se deve ter é com a intensidade.

Exercícios físicos com uma intensidade alta podem diminuir ou até interromper a lactação.

Com a produção de leite, o organismo da mãe gasta em média 800 caloria por dia – É o equivalente a correr rápido por 1 hora ou a 2 aulas de spinning. E se acrescentar nessa conta o gasto calórico com exercícios físicos, dependendo da atividade pode-se chegar a 1200 calorias/dia. Esse é o motivo de se manter uma dieta adequada para essa fase e não exagerar nos treinos.

Além do que atividades físicas muito intensas e com frequência elevada aumentam a produção de acido lático no organismo. Isso modifica o sabor do leite materno e o bebê passa a não aceitá-lo mais.

Porém praticar uma atividade moderada para voltar a forma e sentir-se bem é fundamental.

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Outro ponto importante é a ingestão de líquido. Mais de 80% do leite materno é composto por água. A recomendação é que nesse período a mãe consuma 1 litro extra de água por dia. E como perdemos liquido ao praticar atividade física (principalmente com o suor), o consumo deve aumentar para 2 litros extras de água/dia.

A sustentação das mamas durante os exercícios também deve ser levada em consideração. Como elas estão com o tamanho aumentado, se não for utilizado um soutien ou top adequados podem ocorrer dores e desconfortos, principalmente nos ombros e na região cervical. Algumas marcas de lingerie e de roupas esportivas possuem uma linha específica de soutiens e tops para a prática de atividade física.

Se você tem vontade de fazer atividade mas não tem com quem deixar seu bebê, coloque-o no carrinho e caminhe pela rua aproximadamente por 1 hora durante 3 vezes por semana. A caminhada é um exercício muito recomendado, pois você mesmo pode controlar sua intensidade.

Tomando esses cuidados, você continuará amamentando e poderá retornar ao seu antigo peso rapidamente tendo mais disposição para enfrentar sua nova rotina. E se precisar, consulte um profissional especializado.

Liselena Severo
Educadora Física e Profissional de Antiginástica
Cref: 010962-G/RS
www.antigymnastique.com

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Uma resposta para “Amamentação x Atividade Física

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